Homem e Natureza: comunhão ou divisão

Apreciar as belezas do planeta é uma das melhores coisas que as pessoas gostam de fazer, porém, ultimamente, pelo fato de haver um avanço exacerbado da tecnologia, consequentemente ocorreu a degradação do meio ambiente.

O ser humano sempre gostou de gozar dos benefícios proporcionados pela natureza, a exemplo das praias, parques ecológicos, a biodiversidade e até mesmo o atravessar das fronteiras espaciais, quando o homem pôde ir à Lua, contemplando mais de perto um dos grandes mistérios da natureza, como também a criação da energia solar, a manipulação de ervas e plantas para o tratamento de doenças e preservação da beleza. Além da manutenção das necessidades básicas, como: água, calor, ar, dentre outros. O meio ambiente tem sido realmente um grande parceiro dos seres vivos.

Com a chegada da Revolução Industrial, o progresso passou a mostrar o seu lado negativo: a poluição do ar e da água, a destruição das florestas, extinção dos animais, a disseminação de doenças, fome e miséria. Tudo isso ocorreu em consequência da ambição humana e da constante ânsia de muitos países colocados como grandes potências mundiais produzirem até usinas nucleares para continuarem no apogeu.

Em contrapartida, a ONU, instituições governamentais e não-governamentais utilizam meios para banir estas agressões contra o planeta. Ações como o Tratado de Quioto, a ECO 92, Campanhas promovidas pela CNBB, dentre outros. Nesses encontros foram lançadas algumas metas para serem cumpridas até 2015, a exemplo da diminuição da emissão de gás carbônico, a adoção da reciclagem, proibição do desmatamento, da caça e pesca ilegal, além da questão educacional, saúde e socioeconômica.

A Terra é nossa casa: precisa ser zelada e valorizada, para que não venham ocorrer outras catástrofes ambientais e que as novas gerações possam usufruir da sua beleza e magnitude.

Pároco.