Depressão: a bomba invisível

A solidão caracteriza-se como um estado de espírito no qual o indivíduo se vê isolado do mundo que o cerca, mesmo estando acompanhado. Atualmente esse mal atingem milhares de pessoas em diversas etapas da vida levando muitas vezes à depressão. Esta constitui uma enfermidade mental que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) haverá um índice elevado no século XXI.

É interessante observar que mesmo com tantos avanços da ciência e da tecnologia, além da ocorrência de vários estudos e pesquisas que visam melhoria de vida dos indivíduos, bem como a oferta de diversos meios de entretenimento a exemplo da internet, as pessoas continuam se sentindo solitárias e deprimidas. Dados mostram que muitas pessoas vivem compulsivamente em busca de amizades virtuais, ignorando a vida social (real). Como conseqüência disso a incessante busca por uma pessoa idealizada pode levar esses indivíduos a adoecerem.

O espírito solitário pode passar por várias etapas da vida do ser humano: na infância a criança se sente abandonada pelos pais e na escola, pelos colegas. Na adolescência, fase na qual o corpo e o psicológico passam por transformações, o caminho é o isolamento, que pode levar às drogas. Na fase adulta, pode ocorrer por frustrações amorosas, sexuais, profissionais e até mesmo sociais. Com a velhice a pessoa se vê abandonada, pelo fato de seu parceiro ter morrido e ou os filhos terem casados. Tudo isso mostra que ninguém é uma ilha.

Algumas instituições religiosas, grupos de apoio, ONGS e até mesmo órgãos mantidos pelo Governo têm promovido um trabalho baseado em encontros, palestras, dias de lazer, brincadeiras, passeios que objetivam resgatar a autoestima dessas pessoas. Porém é necessário que elas também se abram e percebam que sua disponibilidade com o outro vai fortalecer a sua vivência.

Segundo Cecília Meireles, a vida só tem sentido se reinventada, ou seja: ao recomeçar uma nova caminhada baseada na certeza de que nada está perdido, sempre há uma luz, que iluminará os seus passos.

É lógico que a pessoa dependerá também da ajuda externa, portanto urge-se o apoio de toda a sociedade, uma vez que é dela que os indivíduos fazem parte.