Cardeal Eduardo Martinez Somalo: homem acreditado no Vaticano

O "Tu ès sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque." SL 110,4

Com esse belo trecho bíblico inicio minha homenagem a um homem de profunda eclesialidade e unidade, defensor da Igreja, fiel ao Sumo Pontíficie. O conheci em Roma ao participar da Conferência "Consagração agora" em maio de 2011, através de um bispo emérito da Argentina. Esse Senhor Cardeal de qual eu falo é Eduardo Martinez Somalo, que axerceu a função de Carmelengo da Santa Igreja Romana.

Aos 84 anos de vida, apresenta uma lucidez e vivacidade tal qual um Apóstolo de Cristo e isso pôde ser testificado quando o mesmo esteve na Conferência em Aparecida, São Paulo, em 2007, juntamente com o Papa Bento XVI. Nesse evento, o Papa demonstrou profunda gratidão pelo mesmo ter desempenhado atividades com grande esmeril ao lado do Papa João Paulo II e no cumprimento dos trabalhos do Conclave para a eleição do novo Papa, que foi o próprio Bento.

Mesmo pedindo renúncia do cargo de Carmelengo, ao chegar aos 80 anos de vida, o Cardeal Eduardo Martinez continua sendo um homem de liderança. E iluminado pelo fogo do Espírito Santo é um fiel pastor e verdadeiro seguidor de Cristo.

A Igreja ganhou, e continua ganhando muito com esse seu ensinamento. Pois em tempos de progresso tecnológico e do capitalismo que embrutece os homens é necessário que o evangelho continue sendo anunciado a todos os quatro cantos do mundo. Que outros sintam-se contaminados com esse vigor missionário fazendo o Senhor Jesus mais conhecido.