Nossa História
"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5

ARTIGOS

Liberdade e Cidadania

De acordo com Rousseau o indivíduo tem direitos e obrigações e ambos são garantidos pelo Estado. Liberdade e Cidadania andam juntas, embora apresentem conceitos e finalidades diferentes. A liberdade é um direito reservado a todo ser humano segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Federal Brasileira. Já a Cidadania, de acordo com Lovre, é o próprio direito à vida no seu sentido mais pleno.

Pode-se observar que as duas são direitos, porém é necessário fazer uma breve reflexão acerca de sua complexidade.

Faz parte da história humana a conquista de sua autonomia mesmo que essa viesse acompanhada do subjugo de outrem. Em contrapartida, quando o próprio conceito de liberdade começou a espalhar-se pelo mundo, o desenvolvimento também começou a ser estabelecido.

É valido salientar que liberdade não pode ser confundida com libertinagem. A sociedade brasileira, alicerçada na exploração, na troca de favores, no dito "jeitinho brasileiro" (denominado como a Lei de Gerson) é uma prova de que muitas pessoas tentam obter vantagens sobre as outras, cônscias de que nunca serão punidas. Esse é um costume enrraigado do brasileiro, mas a conscientização constante de que ser livre é também respeitar os direitos dos outros, contribuindo para a re (construção) de uma nação mais igualitária.

No tocante à cidadania, o filósofo Aristóteles afirma que ela é a participação ativa do indivíduo nos assuntos da cidade: não só escolhendo seus governantes por meio do voto como também fiscalizando, fazendo valer os seus direitos.

Muito do que foi falado anteriormente, pode ser visto como utopia mas a utopia é sempre importante para a constante busca do crescimento. Já o Papa Bento XVI frisa que "Marx esqueceu que a liberdade é sempre liberdade, inclusive para o mal". Observando o que ocorre ao nosso redor uma infinidade de marchas, a exemplo da marcha pela discriminalização da maconha, da união homossexual, pela terra dentre outras. Porém é necessário perceber quais dessas causas serão resultadas em benefícios para a sociedade.

Diante do que foi refletido urge-se que toda a sociedade sinta-se conscientizada acerca da importância da cidadania e da liberdade. A começar pela família que é a base da formação do indivíduo, passando pela escola, igreja e outras organizações. Tudo isso refletirá em um país mais justo e igualitário.


Pe. Luís Carlos de Cerqueira
Pároco







HOME | NOSSA HISTÓRIA | MENU DE ARTIGOS | DIVULGAÇÃO DE EVENTOS | GALERIA DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Paróquia Senhor do Bonfim 
Pe. Luís Carlos Cerqueira
Praça Padre Lacerda , s/nº - Centro - Distrito de Bonfim de Feira
44120-000 Feira de Santana - BA
Telefone Paroquial: (75) 3204-8218
E-mail: contato@paroquiasenhordobonfim.com.br
WebMail: Acesso Restrito
  IDEIA.COM.BR

Página Principal Nossa História Menu de Artigos Divulgação de Eventos Registros Fotográficos E-mail WebMail - Acesso Restrito Visite o site oficial da Arquidiocese de Feira de Santana