A Bioética e o (seu) compromisso com a vida

A Bioética pode ser considerada como um conjunto de ideias, conceitos e normas em defesa da vida, ou seja: da vida tanto animal, como também vegetal. Desde o seu surgimento, até os dias atuais essa ciência tem passado por várias transformações que resultaram em conquistas.

Porém, um dos grandes desafios da ciência em questão é adequar-se ao contexto de cada grupo, uma vez que cada país tem uma realidade diferente. Os países desenvolvidos as temáticas podem ir do estudo das células trocos até a descoberta de vacinas. Já nos países em desenvolvimento, que apresentam ainda problemas básicos como a questão da dengue e da diarréia, torna-se um desafio a resolução desses. O Brasil possui características das duas partes e sendo assim, nele há os problemas oriundos dos mesmos. Mas, vale salientar que é nesse país que estão sendo feitas inúmeras pesquisas, objetivando a cura de doenças, preservação do meio ambiente, fertilização in vitro dentre outros.

Olhando assim, pode-se até pensar que ela seja apenas papel do pesquisador ou do cientista. Entretanto, todos os indivíduos devem estar cônscios do papel que devem desempenhar na sociedade na qual estejam inseridos. Partindo dessa conjuntura , a escola tem o papel de estimular a reflexão, evidenciando os problemas que tanto afligem o mundo contemporâneo. Os cursos de licenciatura devem promover a formação dos professores, uma vez que esses serão formadores de opinião. Partindo desse pressuposto, os currículos de sala de aula devem contemplar os assuntos que envolvam a bioética. É claro que haverá limitações, uma vez que a busca da autonomia da escola ainda é um grande entrave.

O sistema opressor faz com que muitas pessoas ignorem o que acontece ao redor delas, proporcionando ao mesmo um panorama propício para continuar agindo e decidindo por elas.

De acordo com Salzano (1999), “cabe à sociedade em geral, e a cada um de nós em particular, manter-se vigilante para que esse conhecimento seja aplicado, visando o máximo de felicidade para o maior números de pessoas”. Nesse contexto é interessante que as dúvidas e as incertezas que acompanham o século XXI sejam sanados a partir do momento em que todos tiverem acesso ao conhecimento.

Parafraseando Leonardo Boff que conceitua a bioética como sendo a “vida que habita a casa comum” a todos os seres vivos, torna-se papel de cada um, cuidar da casa que habita.