Estados Unidos: economia e potência fragilizadas

Os Estados Unidos: símbolo do capitalismo mundial tem enfrentado duas recessões fortíssimas: uma em 2008 e outra agora em 2011. Diante disso, o governo de Barack Obama sente-se fragilizado e temeroso pelo resultado da eleição de novembro de 2012.

O Império Americano sempre foi caracterizado como uma potência na qual todos os países se espelhavam e respeitavam. Todavia, o que vê nesses três anos é uma realidade completamente diferente: galgando a passos lentos em detrimento das dívidas que só aumentavam, a economia americana mal podia equilibrar-se.

O próprio congresso devide-se em suas ideologias: os democratas (partido do qual o presidente faz parte) exigem que o mesmo eleve o teto para o endividamento já os republicanos querem que sejam cortados os gastos públicos.

É interessante observar como as notícias mudam a depender do contexto. Maio de 2011 Obama arrotava orgulho e competência por ter exterminado o maior líder terrorista: Osama Bin Laden. Automaticamente a população saia às ruas comemorando. Agora que está exposta é a sua própria reputação, pois o mundo todo está atento como ele irá agir para equilibrar a economia americana.

Segundo Moises Naim (EL País ) os analistas têm dado uma série de adjetivos grosseiros a esse representante dos EUA, a exemplo de perdedor, ingênuo, indeciso dentre outros. Porém , ele afirma que em se tratando de política é imprudente antecipar qualquer resultado. Já o economista americano, Nobel de 1992, Gary Becker frisa que o “bom senso volte a imperar na condução de economia”. Enquanto nos países emergentes, a exemplo da China e Brasil celebram suas possíveis ascensões por estarem passando por um momento financeiro produtivo. Em contrapartida é valido ressaltar que o Brasil por ser uma potência precisa zelar pela saúde, educação e segurança da população.

O cenário da crise dos Estados Unidos é só um exemplo de que nenhuma nação está isenta de uma queda na economia. É o momento de esquecer das paixões partidárias, em prol de uma economia mais sólida e equilibrada, onde tanto os ricos quanto os menos favorecidos possam ter qualidade de vida. À população americana cabe organizar-se exigindo mais atitude por parte dos seus representantes políticos para que não reincidam fatos semelhantes a esses.