Nossa História
"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5

ARTIGOS

Morte: Temível e Grande Certeza

O mês de novembro é iniciado com uma data na qual se celebra o dia de Finados (02/11), ou seja: o mesmo é dedicado aos irmãos falecidos. Fala da dor, da saudade, do sofrimento e também da esperança.

O Salmo 23 é um exemplo de certeza de que o Senhor nos espera depois dessa vida aqui na terra: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum porque tu estás comigo”. A certeza é que todos iremos morrer, porem não é sempre que estamos abertos a essa verdade: tememos morrer, tememos perder quem amamos. Mas se queremos estar com Cristo, por que temer?

Li no jornal O Globo a notícia de que um rapaz voltava da Faculdade em uma noite na grande São Paulo, quando estacionou seu veículo na marginal Pinheiros para auxiliar outro motorista que precisava de ajuda. Ao sair do automóvel foi bruscamente atropelado por um caminhão, falecendo no local. Em depoimento, o pai falara que o filho de 20 anos, estudante e bom filho tinha pedido a vida por compaixão ao próximo. Ao concluir o seu testemunho, o pai afirma: “Eu faria o mesmo. Ele fez o certo.”

Tal atitude nos faz lembrar a realidade de muitas pessoas que perderam seus entes queridos por vários motivos: doenças, acidentes, assassinatos, etc. Valendo lembrar que muitos nem chegam a nascer, outros morrem ainda jovens ou na idade mais madura.

São Francisco de Assis dizia: “seja bem vinda, irmã morte!”. Ele que foi um homem que renunciou à riqueza em favor dos pobres. O próprio apóstolo Paulo falou em sua carta aos Romanos que “nem a tribulação nem o sofrimento, nem a vida, nem a própria morte podem nos separar do amor de Jesus.” É Cristo quem nos consola , nos dando força nos momentos de dificuldades.

É difícil saber o que falar numa hora de perda para os que ficam: são feridas que quase não curam. Mas, a exemplo de Maria ao ver seu Filho Jesus morrendo numa cruz por Amor a cada um de nós, somos convidados a ficarmos de pé, firmes na ressurreição.

Muitas vezes nos esquecemos da promessa do Senhor: que ressuscitaremos juntamente com Ele. E esse dia será de muita festa no céu.

Conhecemos uma canção muito bonita que serve de consolo nos momentos de perdas, dificuldades e sofrimento:

“(...)

Deus está aqui para aliviar seu sofrimento.

É Ele o autor da fé, do Princípio ao Fim em todos seus tormentos.

Ainda que vierem noites traiçoeiras, se a cruz pesada for, Cristo estará contigo.

E o mundo pode até te fazer chorar, mas Deus te quer sorrindo!”

Que a fé no Cristo Ressuscitado nos leve a refletir de que nem tudo está perdido, há sempre uma Luz que nos fortalece “essa Luz é claro que é Jesus!”.


Pe. Luís Carlos de Cerqueira
Pároco




HOME | NOSSA HISTÓRIA | MENU DE ARTIGOS | DIVULGAÇÃO DE EVENTOS | GALERIA DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Paróquia Senhor do Bonfim 
Pe. Luís Carlos Cerqueira
Praça Padre Lacerda , s/nº - Centro - Distrito de Bonfim de Feira
44120-000 Feira de Santana - BA
Telefone Paroquial: (75) 3204-8218
E-mail: contato@paroquiasenhordobonfim.com.br
WebMail: Acesso Restrito
  IDEIA.COM.BR

Página Principal Nossa História Menu de Artigos Divulgação de Eventos Registros Fotográficos E-mail WebMail - Acesso Restrito Visite o site oficial da Arquidiocese de Feira de Santana