Uma Viagem de Fé pela Paz

ANo dia 25 do mês de fevereiro do corrente ano, partiu do Distrito de Bonfim de Feira uma excursão composta por cerca de 50 (cinquenta pessoas), coordenadas pelo padre Luís Carlos Cerqueira, com destino à catedral Basílica de Aparecida do Norte, no vale do Paraíba, estado de São Paulo, todos irmanados na fé, em que alguns iam agradecer graças alcançadas, outros iam rogar pela misericórdia de Nossa senhora, na certeza de alcançar uma graça.

Certos de que seriam atendidos nos seus mais diversos requerimentos perante a tão amada Mãe, os romeiros entoaram louvores a Jesus e a sua Mãe Santíssima, da saída à chegada em Aparecida do Norte, incansavelmente, dia e noite, por toda a viagem.

Note-se, por oportuno, que não houve fadiga, cansaço, nem aborrecimento por parte de nenhum integrante da romaria, vez que tamanha era a fé dessas pessoas em Nossa Senhora abaixo de Jesus Cristo.

A viagem, que para a maioria era a primeira, soava como um oásis para eles. Era como se estivessem indo ao Paraíso celeste encontrar-se pessoalmente com Deus, pois mal esperavam entrar na cidade para se ajoelharem frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida. Tamanha era a ansiedade daquelas pessoas de verem, não só a catedral, como o Nincho que acomoda a linda imagem da Santa. Era comovente ver quão grande era a fé desses romeiros. Uma fé que rogava pela fé, ou seja, cada um em seu interior, rogava a interseção de Maria para que mais aumentasse a sua fé em Deus e nela, pois os que agradeciam ficavam tomados pela viva fé, choravam e louvavam o filho de Deus através de Maria.

Embalados pelo seu coordenador, Padre Luís Carlos, os fiéis oravam e entoavam louvores a Maria de forma tão eloquente que toda a cúpula da Catedral Basílica ficou extasiada, chegando ao ponto de convidar o Padre Luís Carlos para celebrar a missa no dia seguinte (domingo, dia 27 de fevereiro), a qual foi televisionada, vista por todo o país e até para alguns países.

Alguns dos romeiros da excursão foram convidados para fazerem a entrega da imagem de Nossa Senhora no Altar-mor, fato este que emocionou aos escolhidos, principalmente a romeira Ednalva Ramos e sua mãe D. Maria José, que sentada ao redor do altar viu a emoção da sua filha ao ajudar a carregar a incomensurável imagem da Santíssima Mãe de Deus até o Altar, erguida pelo casal escolhido para toda a Catedral, que no momento estava lotada, com mais de cinco mil pessoas.

Padre Luís Carlos concelebrou tão bem que honrou e dignificou, não só a sua imagem enquanto pastor da igreja a qual administra como também honrou e dignificou a todos os padres baianos perante os irmãos católicos de Aparecida.

Competente e seguro na sua fé, o sacerdote fez com que todo o seu povo se orgulhasse dele a frente da igreja de Bonfim de feira, onde é por demais querido e respeitado por toda aquela comunidade: católicos e não católicos, uma vez que prega o evangelho, olhando para os ensinamentos de Cristo, catequisando a seu rebanho sem se preocupar com a religião alheia e sem demagogia, amando e respeitando a seus semelhantes, como ensina Jesus em um de seus primeiros mandamentos.

Embalados pela fé, os fiéis fizeram uma viagem até o complexo religiosos da Canção Nova, onde participaram da missa solene em ação de graças, pedida pelo grupo, que em seguida retornou à Aparecida do Norte.

Neste interim, fizeram uma visita à igreja e ao museu de Frei Antônio de Santana Galvão, onde os romeiros receberam a pílula e adquiriram o óleo do santo Frei, ficando todos muito felizes e satisfeitos com tal passeio na cidade de Graratinguetá.

Às vésperas do retorno a Bahia, os romeiros, auxiliados por uma guia de turismo, visitaram o centro de São Paulo, onde conheceram a casa onde nasceu, criou-se e foi enterrado o Frei Galvão, próximo à estação da Luz. Em seguida, foram conhecer a Catedral da Sé. Lá eles ouviram toda a história de criação da igreja dentre outras coisas de suma importância para os católicos, como a formação do Apostolado de Cristo.

Satisfeitos, saíram dessa Igreja, embaixo de um forte temporal que caiu em São Paulo e fizeram um passeio panorâmico pelo centro Histórico daquela capital e foi um sonho realizado para a maioria dos participantes.

No dia seguinte, opôs o café da manhã, todos se dirigiram até a Catedral para assistirem a missa matinal, antes de seguirem viagem de volta a feira de Santana-Ba.

Após, as bênçãos do padre celebrante, o grupo apanhou seus pertences bentos e consagrados e foram para o ônibus da excursão que já aguardava perto da Basílica, para virem embora.

Na manhã do dia 01 de março de 2011, por volta de 11:40h chegavam os romeiros, felizes e alegres ao seu destino final, onde foram recebidos com muitos fogos de artifícios, aclamados pela população bonfinense que tocavam os sinos da igreja com muito louvor e alegria, em agradecimento ao sucesso da excursão e por ter transcorrido na mais santa paz o passeio.

E assim, concluo este artigo, dando máxima ênfase ao que chamamos de povo de Deus, povo este que luta pela manutenção da sua fé em Deus e na sua Mãe Maria Santíssima, que muitos a amam e respeitam, diante de sua tão grande e valiosa proteção a todos aqueles que entoam louvores a Ela.

Ednalva Ramos

Feira de Santana, 02 de março de 2011.