Um Caso de Bulling em Realengo: sangue Derramado

Na manhã trágica do dia sete de abril de 2011, a sociedade brasileira e o mundo ficaram perplexos diante de uma chacina ocorrida em uma escola pública, em Realengo, no Rio de Janeiro, na qual o jovem Wellington Menezes assassinou 12 crianças e adolescentes, ferindo outras 12 e deixando traumas inesquecíveis naqueles que conseguiram sobreviver.

Esse jovem era um ex-aluno do estabelecimento acima citado, 23 anos de idade, introvertido, desempregado e solitário. Passava a maior parte do tempo visitando sites na Internet. Esse seu comportamento era percebido desde a sua adolescência, segundo ex-colegas. Os mesmos relatam que ele era isolado e triste, e sofria bulling por parte de alguns alunos, pelo fato de ser virgem e mancar. Ele também era fascinado pelos terroristas, a exemplo do ataque de 11 de setembro de 2001. Em uma carta póstuma, ele reverenciava ora o Islamismo, ora o Cristianismo, fazendo uma série de pedidos para o seu funeral.

Na verdade, o mundo contemporâneo, marcado pelo avanço tecnológico, deixa uma grande lacuna no que diz respeito ao calor humano: crianças desde cedo ficam presas em casa, utilizando jogos e filmes violentos. Nas escolas e universidades, muitos porém por serem diferentes passam por humilhações de todo tipo. Além do mais, nos espaços educativos, não há segurança, nem preparo para trabalhar o lado psicológico desses alunos e dos educadores. A família e a religião também têm um papel importante na sociedade, orientando na formação do indivíduo.

Diante do que foi abordado, é necessário que os pais prestem atenção no comportamento dos filhos, mantendo um constante diálogo, incentivando a participação em um grupo religioso, também como forma de socialização.

A escola deve ser o local que trabalhe e respeite as diferenças, tendo seus profissionais respeitados. E cabendo ao Estado, criar políticas que diminuam a violência no contexto socioeconômico. Agindo dessa forma, poderão ser evitadas outras tragédias desse tipo.