O Combate à Dengue: Um Compromisso de Todos

As populações de países tropicais andam preocupados e assustados com o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. Cientistas de todo o mundo estão elaborando testes para combate-lo, mas até o momento não existe uma vacina, por outro lado, é necessária a participação da sociedade civil e dos órgãos governamentais.

Conforme a revista Atualidades de 2011, o primeiro caso de dengue no Brasil ocorreu em recife, 1865, embora haja boatos de que ele viera nos navios negreiros. Na primeira metade do século 20, chegou-se a estimar que ele tinha sido erradicado e reapareceu na década de 80, devido ao processo de urbanização, desmatamento e aumento de lixos urbanos. A falta de água encanada na zona rural também foi e continua sendo um dos fatores que colaboram para a proliferação desse mosquito.

Dados mostram que em 2010, o laboratório Tranfês Sanoti Pasteur, em parceria com a Universidade federal do Espírito Santo desenvolveram uma vacina em humanos que ainda está em fase de teste. É válido lembrar que esse antídoto deverá combater os quatro tipos de doença e um questionamento preocupante reside na eficácia desse medicamento nos quatro tipos de vírus.

De uma forma ou de outra, medidas de prevenção deve ser tomada imediatamente, uma vez que já foi constatado que o mosquito também se reproduz em água suja, resíduo de sal, graxa, tinta ou óleo combustível.

Uma vez que ainda não exista uma vacina para combater o Aedes Aegypti, governo e comunidade devem andar de mãos dadas, promovendo campanhas educativas, por parte de profissionais de saúde, instituições religiosas, associações, mídia e enfim, o apoio de todos que se preocupam para que esse mal não continue fazendo tantas vítimas.

Pároco.