Nossa História
"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5

ARTIGOS

A Biotecnologia: anseios e medo da sociedade contemporânea

De acordo com o Instituto de Tecnologia ORT (Organização Racional do Trabalho), a Biotecnologia conceitua-se como uma ciência que utiliza técnicas de diferentes áreas do conhecimento, incluindo ciência básica, ciência aplicada e outras tecnologias. A partir da manipulação de agentes biológicos (células, organelas, moléculas) ela objetiva oferecer bens e serviços, resultando em uma melhor qualidade de vida para sociedade e o meio ambiente.

A sociedade contemporânea tem se preocupado com o surgimento de inúmeras doenças, epidemias, tragédias naturais, degradação do meio ambiente, escassez de alimentação e água. Nesse contexto, a Biotecnologia surge como um caminho para colaborar com o progresso tecnológico, porém comprometido com a vida, a exemplo da biologia molecular, microbiologia, embriologia, bioética, técnicas imunológicas químicas e biológicas e outras tecnologias.

Em contrapartida, muitos movimentos e instituições organizadas, argumentam que esse tipo de ciência vai de encontro as questões éticas, religiosas e ideológicas. Segundo Marco Segre, em seu artigo Limites Éticos da Intervenção sobre o Ser Humano (1995), é surpreendente como uma sociedade que sofre tanto as conseqüências das guerras, desigualdades sociais econômicas dentre outras, demonstre tamanha aversão com relação à ação da Biotecnologia nos diversos setores, na produção de bens e serviços.

Cabe, sim, uma discussão ética entre pesquisadores e sociedade. Uma vez que foi por meio da ciência que as usinas nucleares foram instauradas para a produção de energia. Porém, o que se vê após o terremoto no Japão é que elas acabam trazendo poluição e extermínios de organismos vivos, além de comprometer a qualidade do ar e da água.

É importante ressaltar que a ciência deve estar comprometida com a vida, não deixando-se levar pelas ambições econômicas e de poder. Caberá aos órgãos competentes estimular e favorecer constante conscientização da comunidade, mostrando os prós e contras do avanço científico e tecnológico.


Pe. Luís Carlos de Cerqueira
Pároco













HOME | NOSSA HISTÓRIA | MENU DE ARTIGOS | DIVULGAÇÃO DE EVENTOS | GALERIA DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Paróquia Senhor do Bonfim 
Pe. Luís Carlos Cerqueira
Praça Padre Lacerda , s/nº - Centro - Distrito de Bonfim de Feira
44120-000 Feira de Santana - BA
Telefone Paroquial: (75) 3204-8218
E-mail: contato@paroquiasenhordobonfim.com.br
WebMail: Acesso Restrito
  IDEIA.COM.BR

Página Principal Nossa História Menu de Artigos Divulgação de Eventos Registros Fotográficos E-mail WebMail - Acesso Restrito Visite o site oficial da Arquidiocese de Feira de Santana