Nossa História
"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5

ARTIGOS

Rio+20: Mais um Grito pela Vida

Entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro, estará ocorrendo a Rio+20. Essa conferência visa celebrar o aniversário da Rio 92, a qual traçou algumas metas a acerca do desenvolvimento sustentável.

A humanidade está presenciando as consequências de um suposto avanço tecnológico, pois a partir da Revolução Industrial tem ocorrido um busca desenfreada de novas conquistas com descobertas no tocante a instauração de usinas, indústrias, habitações, prédios cada vez mais luxuosos, explorações na área científica, petróleo (pré-sal) dentre outros. Em contrapartida, para cada evolução ocorre uma degradação do meio ambiente. É notável o aumento da ocorrência de terremotos, maremotos, seca extrema em alguns lugares e enchentes em outros, poluição, doenças, devastação da flora e da fauna. Nesse contexto, a vida no (do) planeta está ameaçada.

Ao relembrar a ECO92, pode-se observar que houve um certo grau de conscientização por parte da sociedade e autoridades, porém isso ainda requer um trabalho mais voltado para essa questão. Tendo como exemplo, o Tratado de Kyoto assinado durante essa conferência, um dos que mais poluíam (e poluem), os Estados Unidos, se negaram a assinar tal documento. Mas, o lado positivo é que a partir de 1992 houve uma preocupação com a questão da reciclagem de lixo, bem como aumento de leis e decretos priorizando a preservação do meio ambiente, comprometimento de empresas privadas, criação de setores ambientais, promoção de cursos voltados a essa temática.

A Rio+20 constituem momento de reflexão e tem como o objetivos: renovar o compromisso do desenvolvimento sustentável, avaliar o que tem sido feito até o momento, a partir do resultados dos encontros sobre o desenvolvimento sustentável e apontar novos e urgentes desafios. Segundo José Gutemberg, físico da USP e secretário do Verde e Meio Ambiente em 92, a “Rio+20 podem não fazer diferença.” Já Celso Lafer, que era ministro das Relações Exteriores na mesa época afirma que “a Rio+20 vai ser importante de qualquer forma.”

A questão é urgente: se os recursos naturais continuarem a seres explorados de forma inconsciente e devastadora, a vida no planeta Terra estará assinando um termo de abreviação. De acordo com José Gutemberg (professor da USP e secretario Especial do Meio Ambiente em 1992), “para salvar a Rio+20 seria preciso a adoção de protocolos e de prazos para cumpri-los por meio de instrumentos legais.”

Diante de tudo isso, este encontro será o momento no qual os representantes e chefes de Estado, juntamente com a sociedade civil, empresas estarão (ou não) comprometendo-se de uma vez por todas com a qualidade da vida futura. Isso significa admitir até onde houve erro, estabelecendo metas voltadas ao desenvolvimento sustentável que nunca foi sinônimo de falta de progresso.

Pe. Luís Carlos de Cerqueira
Pároco




HOME | NOSSA HISTÓRIA | MENU DE ARTIGOS | DIVULGAÇÃO DE EVENTOS | GALERIA DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Paróquia Senhor do Bonfim 
Pe. Luís Carlos Cerqueira
Praça Padre Lacerda , s/nº - Centro - Distrito de Bonfim de Feira
44120-000 Feira de Santana - BA
Telefone Paroquial: (75) 3204-8218
E-mail: contato@paroquiasenhordobonfim.com.br
WebMail: Acesso Restrito
  IDEIA.COM.BR

Página Principal Nossa História Menu de Artigos Divulgação de Eventos Registros Fotográficos E-mail WebMail - Acesso Restrito Visite o site oficial da Arquidiocese de Feira de Santana