Rio+20: Mais um Grito pela Vida

Entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro, estará ocorrendo a Rio+20. Essa conferência visa celebrar o aniversário da Rio 92, a qual traçou algumas metas a acerca do desenvolvimento sustentável.

A humanidade está presenciando as consequências de um suposto avanço tecnológico, pois a partir da Revolução Industrial tem ocorrido um busca desenfreada de novas conquistas com descobertas no tocante a instauração de usinas, indústrias, habitações, prédios cada vez mais luxuosos, explorações na área científica, petróleo (pré-sal) dentre outros. Em contrapartida, para cada evolução ocorre uma degradação do meio ambiente. É notável o aumento da ocorrência de terremotos, maremotos, seca extrema em alguns lugares e enchentes em outros, poluição, doenças, devastação da flora e da fauna. Nesse contexto, a vida no (do) planeta está ameaçada.

Ao relembrar a ECO92, pode-se observar que houve um certo grau de conscientização por parte da sociedade e autoridades, porém isso ainda requer um trabalho mais voltado para essa questão. Tendo como exemplo, o Tratado de Kyoto assinado durante essa conferência, um dos que mais poluíam (e poluem), os Estados Unidos, se negaram a assinar tal documento. Mas, o lado positivo é que a partir de 1992 houve uma preocupação com a questão da reciclagem de lixo, bem como aumento de leis e decretos priorizando a preservação do meio ambiente, comprometimento de empresas privadas, criação de setores ambientais, promoção de cursos voltados a essa temática.

A Rio+20 constituem momento de reflexão e tem como o objetivos: renovar o compromisso do desenvolvimento sustentável, avaliar o que tem sido feito até o momento, a partir do resultados dos encontros sobre o desenvolvimento sustentável e apontar novos e urgentes desafios. Segundo José Gutemberg, físico da USP e secretário do Verde e Meio Ambiente em 92, a “Rio+20 podem não fazer diferença.” Já Celso Lafer, que era ministro das Relações Exteriores na mesa época afirma que “a Rio+20 vai ser importante de qualquer forma.”

A questão é urgente: se os recursos naturais continuarem a seres explorados de forma inconsciente e devastadora, a vida no planeta Terra estará assinando um termo de abreviação. De acordo com José Gutemberg (professor da USP e secretario Especial do Meio Ambiente em 1992), “para salvar a Rio+20 seria preciso a adoção de protocolos e de prazos para cumpri-los por meio de instrumentos legais.”

Diante de tudo isso, este encontro será o momento no qual os representantes e chefes de Estado, juntamente com a sociedade civil, empresas estarão (ou não) comprometendo-se de uma vez por todas com a qualidade da vida futura. Isso significa admitir até onde houve erro, estabelecendo metas voltadas ao desenvolvimento sustentável que nunca foi sinônimo de falta de progresso.