Fome e Miséria: na contramão do desenvolvimento

O século XXI é caracterizado pelo extremo avanço tecnológico. Em contrapartida, o que se observa é um mundo dividido em duas realidades diferentes: riqueza e miséria que andam juntas. O Secretário de Estado Norte Americano, há 44 anos atrás, afirmava, em uma Conferência Internacional sobre alimentação que “em uma década, nenhuma criança precisará mais ir para a cama à noite com fome.” Infelizmente continuamos indo em sentido contrário a essa meta.

A partir desse patamar já se pode afirmar que a tecnologia e a ciência não estão diretamente comprometidas com a atenuação das desigualdades sociais. Há uma verdadeira indústria da miséria na qual muitos dos órgãos que deveriam lutar pela erradicação da fome no fundo, simplesmente a utiliza como meio de promoção. O discurso do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva pode alicerçar essa realidade, quando frisa que “precisamos vencer a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém, é para salvar vidas.” O mesmo deu continuidade a um programa estabelecido pelo ex-presidente Fernando Henrique, o Fome Zero. Mesmo em meio às críticas, tal projeto ajudou muitas famílias a saírem da marginalidade, com o Bolsa Família e o extinto Bolsa–Escola.

Embora muitos digam a guerra é a causadora da miserabilidade, por trás de tal argumento e observável que muitos fatores podem estar inseridos em um só contexto, a exemplo da dívida externa, desigualdades sócioeconômicas, neocolonialismo, monoculturas, multinacionais dentre outras.

A realidade de muitas nações, nas quais o capitalismo serviu de exclusão não difere da África: que padece da miséria e pobreza, uma vez que no passado serviu de cenário de exploração de Portugal e da França, tendo dizimadas sua população e cultura.

Dom Hélder Câmara já dizia que “a fome dos outros condena a civilização dos que não têm fome:” ou seja: mesmo considerado desenvolvido ou evoluído, um país que não ofereça políticas públicas, objetivando finalizar essa realidade negativa, ele estará a passos largos rumo ao fracasso. Há mais de 2.000 anos, Jesus foi exemplo de partilha e humildade que possamos saber dividir o quem temos com aqueles que vivem à margem da sociedade, independente de religião, cor, status social, sexo etc. Que o ser sobreponha-se ao ter.