Missão: um compromisso de todo Cristão.

Outubro é dedicado, pela Igreja Católica, como o Mês missionário. Desde a sua origem, Ela tem como tarefa "proclamar as Boas Novas do Reino a todos os povos." Mateus 28, em particular, está a grande ordem direcionada aos missionários de ontem, de hoje e de sempre em anunciar o grande Reino de Deus, aqui na terra.

Segundo Karl Barth, teólogo suíço, o objetivo missionário da Igreja consiste em "enviar às nações com propósito de testificar o evangelho, o qual representa a raiz da existência, e ao mesmo, a raiz também de toda a tarefa do povo de Cristo." Ainda, em se tratando de anúncio, o Papa Paulo VI frisa que evangelizar exprime a identidade, a vocação própria da Igreja, sua missão essencial: evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, sua mais profunda identidade (Paulo 6º " Evangelu nuntiandi", 14).

A Gênese da Igreja, instituída por Cristo está alicerçada no compromisso cristão de desprender-se das particularidades da vida em prol da pessoa humana em sua totalidade. Diante desse contexto, o indivíduo que se coloca a serviço da evangelização deve catequizar-se primeiro. A partir dessa nova realidade, o testemunho acaba edificando a fé do próximo.
A Paróquia de Bonfim de Feira é um do exemplo de missão que surtiu efeito: as visitas nas casas realizadas pelo Padre Luis Carlos, celebrações nas ruas, encontros com os jovens das comunidades, dentre outros. A vinda dos Redentoristas, que pode ser dividida em quatro etapas (Peregrinação de Bom Jesus da Lapa: com celebração dedicados às crianças, jovens, idosos, doentes e com confissões): caminhada da Luz; Pré Missão:trabalho de observação com os sacerdotes nas diversas comunidades e na Sede; Missão "propriamente dita" em um período de 16 dias, nos quais foram realizadas atividades elencadas na primeira etapa. Entretanto, é correto afirmar que havia cerca de quarenta anos que não aconteciam santas missões na localidade e a quarta e última etapa foi a vinda da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, direto do Santuário Nacional à nossa Arquidiocese: momento de muita fé e esperança. A respeito de todos esses acontecimentos ocorridos na nossa comunidade de acordo com o Doc. 71 da CNBB nº 193. "É preciso mostrar que a religião, especialmente o cristianismo, é fermento de libertação das pessoas e de transformação da sociedade."

O Concilio Vaticano II, completou recentemente 50 anos, e o mesmo afirma que "a Igreja é por si missionária." Nesse mesmo patamar, as Diretrizes Gerais de Evangelização, de 2011/2015 afirma que "é na liturgia que os discípulos de Cristo mais penetram nos ministérios do Reino, onde eles vivem e expressam de modo sacramental sua vocação de discípulos e missionários".

No dia 11 de outubro de 2012, foi proclamado pelo Papa Bento XVI, o inicio do Ano da Fé, que constitui uma maneira de conscientizar a comunidade católica sobre a importância de reavivar a sua fé. Estudos mostram que nos últimos dez anos tem sido crescente o número de evangélicos no país e tal informação implica em uma reflexão: padres, religiosos, bispos, teólogos e lideranças devem estar preparados para atender ao apelo de Paulo (ICor 15,16): " Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho." Assim como os evangélicos têm feito um forte trabalho de evangelização e comprometimento, a Igreja não pode esquecer o que lhe é essencial: compromisso, responsabilidade e dedicação com o Anúncio do Reino.

Serem missionários: é por meio dos bispos, padres e leigos, que são o "sal da terra", que a Igreja continua sendo uma presença no mundo pela sua catolicidade, temperando e dando o "perfume do Cristo," ao comprometerem-se em propiciar um lugar mais justo e igualitário a todos.