Nobel de Medicina por pesquisas em células-tronco: vitória dos cientistas e da humanidade.

A temática da minha monografia do Curso de Pós-Graduação em Bioética pela Universidade Federal de Lavras-MG, em 2009 intitulada como “A Bioética na Manipulação das Células Tronco Humanas Adultas e Embrionárias no Brasil”, era considerado um tema polêmico e de grande cunho científico. Naquela época eram diversos os estudos realizados por cientistas do mundo inteiro.

Observou-se que daquela época até os dias atuais houve um grande avanço. Pois até então as células-tronco adultas eram consideradas de potencial menor que as embrionárias.

Acerca disso, a CNBB em 2008 realizou a CF com o tema “Fraternidade e Defesa da Vida”. O trabalho objetivava trazer à baila uma série de reflexões sobre a legalização do aborto, eutanásia, uso de células-tronco embrionárias e às praticas de reprodução assistida.

Em 2005, foi aprovada a Lei de Biossegurança sob o número 11.105/2005. Em 2008, o STF liberou a pesquisa de células-tronco embrionárias.

Diante disso muitos grupos religiosos colocaram-se contra tais ações, argumentado que a Lei de Biossegurança utiliza-se de ideias dispares, dando margem ao aborto e o desrespeito pela vida humana.

É importante frisar que para essas organizações tais células deveriam ser trocadas por células adultas. Porém, há uma grande diferença entre as células-troco embrionárias, segundo a geneticista brasileira, Mayana Zatz (USP) podem ser transformadas em qualquer do corpo humano. Já as adultas possuem um potencial menor.

A ciência conquistou mais uma vitória, pois em outubro de 2012, dois cientistas conseguiram, comprovar, em trabalhos separados, que as células–tronco adultas podem ser reprogramadas, podendo transformar-se em qualquer órgão do tecido corporal: ossos, nervos, músculos e pele.

Jonhn, B. Grudon,79 anos, britânico, há mais de 40 anos estivera pesquisando a necessidade de se trocar células imaturas por maduras no intestino de sapos. Esse estudo serviu de base para à origem de clonagem de mamíferos. Já Yamanaca, japonês de 50 anos, estivera fazendo estudos sobre a possível reprogramação de células adultas, retardado o seu envelhecimento. Na verdade, os dois cientistas receberam juntos o prêmio Nobel com equivalência a R$ 2,4, milhões.

Diante do que foi visto, o Brasil também tem se empenhado, por meio de seus cientistas, a estudar e descobrir novos experimentos que auxiliarão no tratamento de doenças, consideradas incuráveis.

É necessário que o governo invista no ramo científico. A aprovação da Lei da Biossegurança estimulou o reconhecimento do estudo das células-tronco embrionárias, embora os grupos religiosos ainda não reconheceram tal conquista.

O diálogo e o esclarecimento constituem um caminho positivo para que a Bioética seja entendida e que as conquistas proporcionadas pelos cientistas e pesquisadores continuem buscando a instauração de uma sociedade mais igualitária e sem preconceitos.