Entre a exclusão e a acolhida

O mundo contemporâneo tem testemunhado uma série de êxodos de indivíduos oriundos de países em guerra ou vitimados por questões climáticas e ideológicas. É válido lembrar que tal ocorrência é tão antiga quanto a humanidade, dada a dificuldade de se viver em sociedade.

Uma das imagens que mais chocaram o mundo no ano de 2015 é a foto do garoto Ayslan Kurdi, de origem Síria. O mesmo morreu afogado juntamente com a mãe, irmão e outros que tentavam refugiarem-se na Europa. Alguns conseguiram vencer a força das águas, agora poderão sonhar com uma vida mais digna, entretanto, milhares ainda encontram-se em situação de miséria e sem visão do que poderá acontecer com seus destinos.

Por conta da globalização de informações, tais acontecimentos tem ganhado conhecimento da sociedade e forçado a tomada de atitudes por autoridades competentes e grupos humanitários, a exemplo da Cruz Vermelha.

De acordo com a chanceler alemã, Ângela Merker devem ser instauradas cotas obrigatórias para 28 países da União Europeia receberem os migrantes. Já o presidente Francês, François Hollande reafirma tal atitude e convoca a todos para reverterem esse quadro, a partir da divisão de tarefas.

O terceiro homem mais rico do Egito Naguib Sawiris se propôs a comprar uma ilha na Grécia ou na Itália objetivando acolher os imigrantes, não só da Síria, como também de outros países.

Em meio a tantas ofertas de apoio a esses indivíduos, também há países que não aceitam, a exemplo da Hungria. Isso pode ser constatado quando durante uma filmagem, uma cinegrafista húngara tentava impedir a entrada de um pai com uma criança, com rasteiras. Isso também comoveu o mundo. A mesma acabou sendo demitida e responderá processo, por conta da exigência da sociedade.

Uma questão é certa: o mundo atual está preparado para receber essas pessoas? A sociedade é reflexo das consequências estabelecidas pelo próprio capitalismo, pelo fato das pessoas valerem pelo que possuem e não pelo que são.

O importante é que os indivíduos percebam que os motivos para tal ocorrência, segundo o cientista Richard Seager, da Lamont - Doherty Earth Observatory da Universidade de Columbia é o aquecimento global que favoreceu o surgimento da guerra civil levando as pessoas a procurarem por uma vida melhor.

Diante desses fatores, somos conclamados a sermos solidários para com o nosso próximo.

De acordo com o escritor alemão Kafka " Solidariedade é o sentimento que mais expressa o respeito pela dignidade humana."

Independentemente da origem, o refugiado é um ser humano e precisa ser tratado como tal, seja ele da Síria, Haiti ou Nigéria.

O Papa Francisco também compadeceu-se com o sofrimento dessas pessoas e se prontificou a acolher duas famílias, por meio do Vaticano e as paróquias da Europa foram convocadas a adotarem uma família, cada uma. Voltando a oferta do bilionário egípcio, o mesmo pretende formar um novo país com toda a infraestrutura, acolhendo a refugiados de todos os lugares do mundo. Entretanto, há muitas indagações acerca desse tipo de caridade.

Em Lucas 6,21, Jesus fala que: "Bem aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem aventurados vós que agora chorais porque vos alegrareis." Nesse sentido, há uma promessa de Deus a todos os irmãos que sofrem situações de exclusão e abandono, pois serão acolhidos no Reino dos Céus. E nós, políticos, empresários, cidadãos comuns, instituições, somos convidados a fazemos nossa parte para que tenhamos um mundo melhor, livre da fome, da dor e da miséria.