Nossa História



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, decretou um ano Jubilar mariano a partir de outubro passado. Será um ano de graça, de modo especial para o Brasil: um momento de louvor e agradecimento especial a Deus por tudo aquilo que Ele tem feito por nós, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, nossa padroeira e nossa Rainha. Em Aparecida, o novo Campanário do Santuário Nacional, obra que foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurado no dia 12 de outubro, abrindo o Ano Jubilar Mariano em comemoração aos 300 anos da aparição. O Ano Jubilar Mariano vai de 12 de outubro de 2016 a 11 de outubro de 2017.

Durante vinte dias, nosso Pároco Pe. Luís Carlos Cerqueira e o Missionário Redentorista Luiz Oliveira, em parceria com a Comunidade Obra de Maria, realizaram uma peregrinação a vários Santuários Católicos na Europa, tais como: Portugal (Fátima), Espanha (Santiago de Compostela, Bilbao e Loyola), França (Lourdes, Bordeaux e Paris). Com um grupo de 45 pessoas dos estados de Alagoas, Pernambuco e Bahia, Pe. Luís Carlos exerceu a função de Diretor Espiritual com importantes momentos de fé, adoração, louvor, agradecimento e oração, com o objetivo de levar os cristãos católicos a conhecerem e renovarem sua fé, nestes locais especiais da vida cristã. Veja algumas fotografias...
 

Há séculos esse mandato de Jesus Cristo tem sido a grande motivação da nossa Igreja para vivenciar sua dimensão missionária, fazendo com que a Palavra de Deus chegue a todos os corações. Com o surgimento de novos e grandes desafios à Evangelização, são necessários novas respostas da própria Igreja. Assim se faz necessário o uso das novas tecnologias como meio eficaz para que o Evangelho chegue a muitos lares e em diversos lugares. A Paróquia Senhor do Bonfim do Distrito de Bonfim de Feira passa a utilizar a Internet para divulgar sua ação missionária, tendo como missão primeira fazer com que Nosso Senhor Jesus Cristo seja mais conhecido, amado e seguido. Bem vindos ao mais novo site da Igreja Católica na Arquidiocese de Feira de Santana. Que o Senhor do Bonfim e nossa Mãe Santíssima nos abençoem nessa nova forma de Evangelizar. Clique aqui e conheça o Pe. Luis Carlos Cerqueira.

Acesse o Menu de Artigos
O Pároco Padre Luís Carlos Cerqueira, a partir de fevereiro de 2011 passou a divulgar no site da Paróquia Senhor do Bonfim seus Artigos e Mensagens. Utilizando-se deste importante meio de comunicação que é a Internet, amplia o número de leitores e leva a todos os cantos suas ideias e opiniões sobre os mais diversos assuntos. Leia na íntegra a última mensagem postada "Fé e Liberdade: caminho perfeito". "A comunidade brasileira contempla nos meses de outubro e novembro duas datas comemorativas de extrema importância: o dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e o dia da Consciência Negra (20 de novembro). É interessante perceber a conexão existente entre essas duas manifestações: a primeira de fé e a segunda, de luta. O Brasil foi instrumento a partir de uma colonização escravocrata..." [Leia o artigo na íntegra]



Em 17 de julho de 1783, o casal Manuel Antonio de Bastos e Maria da Conceição que viviam nesta região em um sítio denominado "Calumbi", doaram suas terras para construção de uma capela, tendo como padroeiro Senhor do Bonfim e São João Napomuceno, santo de devoção da família. Este casal não tiveram filhos, mas tinha um escravo que vivia com eles e era muito querido; devido ao sumiço deste escravo o casal fez uma promessa: caso o achasse, ergueriam uma capela para Senhor do Bonfim e São João Nepomuceno. Nesta época, a capela pertencia à freguesia de São José das Itapororocas. [saiba mais...]

Clique e leia a versão digitalDesde a chegada do Pe. Luís Carlos de Cerqueira, a Paróquia Senhor do Bonfim, no Distrito de Bonfim de Feira - Arquidiocese de Feira de Santana, alcançou um novo dinamismo, tanto na área da evangelização, social e de crescimento pessoal da comunidade. Assim, comemorando os 05 (cinco) anos de Paroquiato do Pe. Luís Carlos, a Paróquia lança o Informativo "Resplendor da Fé", com alguns registros desse período. A publicação tem uma tiragem de 2 mil exemplares e encontra-se disponível na versão impressa e digital. Clique aqui e leia o Informativo na versão digital.



O dízimo nada mais é que uma contribuição para conservarmos o que é nosso e ajudar física e espiritualmente nossa Igreja. É necessário e importante nossa contribuição através do dízimo, por que é com nosso dízimo que o Pároco faz todas as despesas necessárias da Matriz, como também, de toda a estrutura incorporada à nossa Paróquia. Em nosso caso, a nossa querida e bela Matriz de Senhor do Bonfim. São despesas como limpeza da igreja e adjacências, salário e seus encargos sociais, paramentos, luz, água, telefone, alimentação, etc. É nossa obrigação também cuidar de nosso patrimônio através das reformas, pinturas e outras despesas inerentes a conservação de nosso patrimônio Seja um Dizimista, nossa Paróquia precisa da sua contribuição. Clique aqui e saiba mais sobre o Dízimo.

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo no distrito de Jaguara, fundada em 1864, teve o Pe. Luís Carlos de Cerqueira como seu administrador paroquial durante três anos. (2013-2015). No final de 2015, Pe. Luís Carlos através de carta ao Arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro, renunciou à função de administrador, ficando apenas como Pároco da Paróquia Senhor do Bonfim. Conforme havia prometido, mesmo após seu afastamento, Pe. Luís continuou acompanhando até o final a reforma da Igreja Matriz desta comunidade , o qual foi aprovado e liberado recursos da própria comunidade local e Adveniat. O Arcebispo Dom Zanoni esteve presente no segundo semestre de 2016, abençoando a conclusão da reforma do templo. Nesta reforma, mudou-se totalmente o telhado (telhas e madeiras), instalações elétricas, rebocos, pintura, dentre outras necessidades.


2° depoimento dos participantes do 12° CONAGE, dentre eles o Pe. Luís Carlos de Cerqueira

Assista ao 2° depoimento dos participantes do 12° CONAGE, dentre eles o Padre Luis Carlos de Cerqueira, participante do CONADIZ e pároco na Paróquia Senhor do Bonfim, Arquidiocese de Feira de Santana/BA.



Como foi o 12º Congresso Nacional de Gestão Eclesial

O Congresso Nacional de Gestão Eclesial, CONAGE, em sua 12ª edição, realizado de 19 a 23 de setembro de 2016 em Aparecida/SP, contou com a participação de mais de 300 participantes. Dentre eles, o Pe. Luis Carlos de Cerqueira, pároco na Paróquia Senhor do Bonfim, Arquidiocese de Feira de Santana/BA, que nos ofereceu algumas reflexões que ajudam o leitor(a) a observar sobre a importância de participar deste evento, único no segmento. A equipe da revista Paróquias, recebeu do reverendíssimo padre um testemunho a respeito do que foi abordado no congresso. Confira os principais momentos destacados pelo Pe. Luis Carlos: Clique aqui e leia o artigo na íntegra.


2º Congresso Nacional da Pastoral do Dízimo e da Partilha: Fé e compromisso

Pe. Luis Carlos de Cerqueira, participante do CONADIZ e pároco na Paróquia Senhor do Bonfim, Arquidiocese de Feira de Santana/BA, gentilmente nos ofereceu mais uma oportuna apreciação sobre 2º CONADIZ, realizado de 19 a 23 de setembro em Aparecida/SP, aconteceu paralelo ao 12º CONAGE. Pe. Luis Carlos diz que o Congresso sobre Dízimo trouxe novas ideias para que a Igreja possa beneficiar sua missão, uma vez que a Pastoral do Dízimo está presente em todas as comunidades, sendo realidade na Igreja do Brasil. Sendo assim, o Congresso constituiu um momento de formação, conhecimento e atualização. Organizado pela Promocat, teve a participação de palestrantes reconhecidos e profissionais, a exemplo de: Daniela Viek, Pe. Cristovam Lubel, Pe. Joãozinho, Ir. Afonso Murad e Dom Edson Oriolo. A equipe de redação da revista Paróquias destaca as observações e impressões que o Pe. Luis Carlos apontou ao participara das palestras, segundo ele: Clique aqui e leia o artigo do Pe. Luis Carlos de Cerqueira na íntegra.


Recuperação da estrada que liga o distrito de Bonfim de Feira a Estrada do Feijão é tema de reunião

Na tarde do dia 09/03/2016, o deputado estadual e líder governo, Zé Neto (PT), se reuniu com o secretário Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti; o vereador, Beldes Ramos; e representantes do distrito de Bonfim de Feira, padre Luís Carlos de Cerqueira e Valdeci Paixão, para tratar sobre a restauração da estrada que liga o distrito a BA 052, conhecida como Estrada do Feijão. Para o deputado Zé Neto, é fundamental a recuperação da estrada do distrito de Bonfim. “Hoje estivemos aqui na Seinfra com as representações políticas que reclamam com plena legitimidade a necessidade de recuperação imediata da estrada. O ano passado foi um ano apertado, esse ano também não está fácil, mas o nível que estrada se encontra atualmente, não será possível deixar que a situação se prorrogue. Tivemos do nosso secretário Marcus toda atenção e vamos continuar cobrando para que nos próximos dois meses tenhamos uma solução para o pleito da população de Bonfim, que é a recuperação da estrada”, afirmou. (Fonte: Site Acorda Cidade). Em novembro de 2016, foram iniciadas as obras de reforma da referida estrada, com aproximadamente 12,5Km.


Dom Zanoni Demettino Castro é o novo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana

O Papa Francisco acolheu, no dia 18 de novembro de 2015, o pedido de renúncia apresentado pelo Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana (BA), Dom Itamar Vian, que completou 75 anos no último dia 27 de agosto. A decisão do Pontífice se deu de acordo com o cânon 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canônico, que estabelece a renúncia por idade dos prelados. Dom Itamar continuará em Feira de Santana auxiliando Dom Zanoni Demettino Castro que assume automaticamente o governo da Arquidiocese. Dom Zanoni e Dom Itamar Vian, reunidos com o Conselho Presbiteral da Arquidiocese, definiram que a missa de início do ministério episcopal (tomada de posse) de Dom Zanoni, como Arcebispo Metropolitano, será no dia 02 de dezembro às 19:30 horas, na Catedral Senhora Santana. Para essa celebração, serão convidados bispos, autoridades, presbíteros, religiosas, lideranças e o povo de Deus das 39 paróquias da Arquidiocese.


Faculdade Católica de Feira de Santana reconhecida pelo MEC

A Faculdade Católica de Feira de Santana após seu reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) em maio de 2015, passa a disponibilizar os cursos de Administração, Teologia e Filosofia, além de mais sete cursos de pós-graduação nas três áreas. A instituição funciona há 10 anos com o curso livre de teologia, para a formação de sacerdotes e agora abre para a sociedade, com 40 vagas para cada curso - Administração (noturno), Filosofia (matutino e noturno) e Teologia (matutino e noturno), além dos cursos de pós-graduação. As inscrições para o Vestibular 2016.1 foram encerradas no dia 26 de novembro e as provas aconteceram no dia 29 de novembro de 2015. A faculdade está localizada na Avenida Dom Jackson Berenguer Prado, s/n - Papagaio e os telefones são: (75) 3626-0977 / 3626-3529). Acesse: http://www.catolicadefeira.com.br e saiba mais.

Reforma da Igreja Matriz de Bonfim de Feira e construção da Academia de Ginástica para a Comunidade

A Igreja Matriz do distrito de Bonfim de Feira começou a ser reformada no início do mês de setembro de 2015. Dentre os principais trabalhos, estão a reforma de toda a parte elétrica, de acordo o padrão Coelba, pintura total com tinta Suvinil Premium, rebocos e revisão completa do telhado (madeiras e telhas). O pároco, Pe. Luís Carlos Cerqueira, informa também que será construído na área do fundo da Igreja, uma Academia de Ginástica para a comunidade, que atenderá de forma gratuita à todos que desejarem utilizá-la. O piso, iluminação e bancos serão doados pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana e todo o restante dos materiais, equipamentos e mão de obra com recursos oriundos de doações dos filhos e amigos de Bonfim de Feira, bem como da Festa do Padroeiro.

Pe. Luís Carlos Cerqueira participa do Seminário Inter-Religioso 2015

O Pe. Luís Carlos, juntamente com paroquianos de Bonfim de Feira e de Jaguara, participaram do Seminário Inter-Religioso, evento integrante da Campanha feirense contra a intolerância religiosa. O seminário aconteceu no Teatro do CUCA e contou com as presenças do Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian e do Arcebispo Coadjutos Dom Zanoni Castro. Teve como foco discutir a questão da convivência pacífica entre as diversas crenças assim como, o combate a toda forma de preconceito e discriminação causados pela intolerância religiosa. O evento foi composto de duas mesas de discussões nas quais diversos representantes expuseram seus posicionamentos a respeito da convivência entre as variadas crenças existentes no Brasil, além de conceituar um pouco sobre suas instituições religiosas com a finalidade de estimular o respeito à diversidade religiosa. A realização do seminário foi uma iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, junto a diversas instituições da sociedade civil e representações religiosas.

As Paróquias de Bonfim de Feira e Jaguara participam do 8º Mutirão de Comunicação da Arquidiocese de Feira de Santana

Nosso pároco, Pe. Luís Carlos Cerqueira, juntamente com paroquianos da Paróquia de Senhor do Bonfim (Distrito de Bonfim de Feira) e da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Distrito de Jaguara), participaram de 18 a 20 de setembro de 2015 do 8º Mutirão de Comunicação da Arquidiocese de Feira de Santana. O evento contou com a participação do Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian e do Arcebispo Coadjutor Dom Zanoni Demettino Castro. Com o tema "Igreja, Missão e Comunicação", o evento contou com aproximadamente cem participantes e foi realizado no Centro Ederval Falcão, localizado na Rua Deraldo Alves da Costa, nº 171 - Baraúnas, em Feira de Santana, onde foram realizadas diversas palestras e oficinas. O Mutirão foi organizado pela Secretaria Arquidiocesana de Pastoral.

Pe. Luís Carlos está realizando Mestrado em Bioética

Nosso pároco, Pe. Luís Carlos Cerqueira, da Paróquia de Senhor do Bonfim (Distrito de Bonfim de Feira), está realizando desde o mês de março de 2013, seu Mestrado em Bioética, pela Fundação Universitária Iberoamericana - Funiber, em parceria com uma universidade da Espanha. A FUNIBER é uma instituição que, por meio de diversos convênios e projetos, participa de atividades acadêmicas, científicas e de pesquisa como de cooperação, desenvolvimento e crescimento econômico, graças ao seu vínculo com universidades e instituições profissionais. Agora em 2015, Pe. Luís Carlos estará concluindo mais esta etapa de formação, visando aprimorar seus conhecimentos em benefício do seu trabalho pastoral. Parabéns Pe. Luís Carlos, por mais este desafio abraçado e desejamos-lhe sucesso.

Pe. Luís Carlos esteve no Programa Acorda Cidade reivindicando melhorias para Jaguara

O padre Luís Carlos, de Bonfim de Feira e Jaguara, distritos de Feira de Santana, em visita ao programa Acorda Cidade onde reivindicou por melhorias para o Distrito de Jaguara. Ele lidera um abaixo assinado, endereçado à Prefeitura de Feira de Santana, solicitando providências com relação à instalação de uma policlínica no distrito, a disponibilização de uma ambulância equipada 24h para a comunidade, melhorias e conservação das estradas, fornecimento de água potável, coleta de lixo diariamente, concerto das redes de esgoto, dentre outras reivindicações presentes no documento. Leia a reportagem na íntegra no site do Acorda Cidade.

Recuperadas as imagens da Paróquia Senhor do Bonfim do Distrito de Bonfim de Feira

Seis imagens sacras da Igreja Senhor do Bonfim, no distrito de Bonfim de Feira, em Feira de Santana, foram furtadas na madrugada da segunda-feira (29/07/13). Os ladrões levaram as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição, Senhora Santana, São Benedito, São Roque e Deus Menino. Segundo disse a professora Ana Carvalho, uma das zeladoras da Igreja, “Tratam-se de imagens antigas, inclusive a de Nossa Senhora Santana, que tem mais de 300 anos e foi doada por um casal que doou as terras onde o templo de Senhor do Bonfim foi erguido". Com muito trabalho da Polícia, no dia 16 de agosto de 2013 as seis imagens sacras foram recuperadas pela polícia, que prendeu um antiquário acusado de ser o autor do furto. O proprietário de um antiquário, localizado na BR-324, Marcos Lavrador Souza, 36 anos, que segundo a polícia, iria vendê-las para compradores da Alemanha. O ladrão disse que roubou as imagens com a ajuda de um adolescente.


Alguns Registros Fotográficos (veja todos)

Mês Evento
Agosto 2015 Crisma na Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Distrito de Jaguara
Maio 2015 Missa Solene da Festa do Senhor do Bonfim 2015 - 24.05.2015
Maio 2015 Festa do Senhor do Bonfim 2015 - 20.05.2015
Maio 2014 Festa do Senhor do Bonfim 2014
Novembro 2013 Dia Nacional da Juventude - Antônio Cardoso-BA
Outubro 2013 Missão Arquidiocesana, Forania III - Antônio Cardoso-BA
Setembro 2013 Batizado na Comunidade Boa Vista no Distrito de Tiquaruçú
Julho 2013 Peregrinação pelos Santários Católicos da Europa - Portugal, França e Espanha
Junho 2013 Chegada da imagem restaurada de Nossa Senhora do Carmo ao Distrito de Jaguara
Maio 2013 Visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Distrito de Jaguara

Leia a Bíblia via Internet Faculdade Católica de Feira de Santana-BA Leia e Reflita o Evangelho do Dia O site da Família Católica em nossa Arquidiocese



HOME | NOSSA HISTÓRIA | MENU DE ARTIGOS | DIVULGAÇÃO DE EVENTOS | GALERIA DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS

Paróquia Senhor do Bonfim 
Pe. Luís Carlos Cerqueira
Praça Padre Lacerda , s/nº - Centro - Distrito de Bonfim de Feira
44120-000 Feira de Santana - BA
Telefone Paroquial: (75) 3204-8218
E-mail: contato@paroquiasenhordobonfim.com.br
WebMail: Acesso Restrito
Copyright © 2011 - 2016 Paróquia Senhor do Bonfim  

Página Principal Nossa História Menu de Artigos Divulgação de Eventos Registros Fotográficos E-mail WebMail - Acesso Restrito Visite o site oficial da Arquidiocese de Feira de Santana